É tanta gente culpando o Instagram pela queda do alcance que resolvi falar sobre isso pra deixar claro que: sim está cada vez mais difícil e a tendência é piorar, afinal a cada dia tem mais e mais pessoas entrando e postando por aqui, o insta tem que achar um jeito de “filtrar” o que ele entrega e pra quem ele entrega, entende?
Mas, diante dessa informação o que a gente pode fazer?
Muitas coisas! Uma delas é inovar no conteúdo e nas estratégias, mas antes disso o primeiro passo é repensar se estamos mesmo seguindo certinho aquela fórmula do engajamento em que a gente planeja o conteúdo antecipadamente pensando no público alvo que já foi definido, posta todos os dias, dá as caras e cria uma conexão com o seguidor através de vídeos e interage com ele de forma personalizada, com o máximo de atenção possível. Você já está fazendo isso? Pense bem.
Porque pra ter retorno no Instagram tem sim que ser “nerd”, tem que ser disciplinado, focado e organizado. Tem que gerar muito valor antes de oferecer um produto. Lá a coisa é séria e quem tá levando a sério tá conquistando coisas incríveis, como por exemplo o @thiago.nigro que está fazendo uma galera (76 mil pessoas!) acordar às 5 da manhã para assistir a lives (ao vivo) dele por 21 dias seguidos. 5 DA MANHÃ! 76 MIL PESSOAS! 21 DIAS SEGUIDOS!
Não é sorte, ele está conquistando essa audiência há um boooom tempo, entregando conteúdo de qualidade com consistência e de formas inovadoras há um booom tempo. Não é do dia pra noite. É com persistência, com disciplina, com planejamento, com foco!
E muito importante: gere conteúdo que só você pode criar, ninguém consegue copiar! Só você tem o seu jeito, bom gosto, senso estético, modo de falar, modo de tratar as pessoas e uma série de particularidades que são só suas! Então, porque não expor isso para seus seguidores? Você deve dar uma atenção enorme a programação do conteúdo que você passa pela rede social!
Isso nos leva a máxima de que o dinheiro flui para onde está a confiança (isso é fato consumado!). E que jeito melhor de conquistar essa confiança do que mostrando mais sobre a sua empresa, quem são as pessoas envolvidas, contando quais são seus valores, “dando as caras” em vídeos e disponibilizando cada vez mais provas de que você não tem nada a esconder dentro da sua empresa, muito pelo contrário?
Reflita sobre isso e escreva em um papel seu check list do que você vai fazer daqui pra frente pra combater essa queda no alcance e cole em algum lugar que você veja todos os dias.
[ texto escrito para a plataforma Women Creating ]
