Snapchat ou Instagram Stories: nós te ajudamos a pensar em qual focar

Com certeza o grande dilema de quem trabalha com marketing digital para negócios ultimamente tem sido: “Devo me concentrar em Snapchat ou Instagram Stories para o meu negócio? Qual ferramenta é a melhor?”

Os prós e os contras são vários. Mas, para entender melhor nossa conclusão sobre o assunto, vamos começar com um pouco de história. Durante o último ano , observamos e trabalhamos com muitos empresários que questionaram se eles deveriam representar sua marca no Snapchat. Embora o Snapchat tenha sido criado em torno desde 2011, foi em 2016 que ele “bombou” de verdade.

Nós tínhamos muitos planos com o Snapchat da Vitrinne e também começamos a aconselhar nossos parceiros a usarem a ferramenta.  Mas, em agosto, tudo mudou. O Instagram anunciou seu mais recente recurso, o Instagram Stories, e começou o buxixo sobre essa cópia de carbono da popular plataforma Snapchat.

O Instagram até admite que seu novo recurso, Stories, é 100% “inspirado” no Snapchat. E, embora ainda seja uma comparação muito simples, apenas dois meses após o Instagram ter lançado a sua própria versão, o recurso alcançou mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente – o mesmo número de usuários que o Snapchat levou cinco anos para conquistar.

A expert em mídia sociais, Stephanie Gilbert, testou a mesma “história” postada ao mesmo tempo no Insta Stories e no Snapchat para ver a diferença na repercusão. A média de visualização de cada foto é mais que o dobro no Instagram

 

 

Enfim, Snapchat ou Instagram Stories?

Para sermos totalmente honestos, nós apostamos no Insta Stories por vários motivos. Separamos aqui os melhores:

 

1.O Snapchat é divertido (cheio de filtros e brincadeiras) e não trabalha com “status” (você não consegue saber quantas visualizações cada perfil teve, só o próprio usuário consegue, ou seja, isso dá uma democratizada na ferramenta). Isso seria uma vantagem para o Snap se o Insta Stories não tivesse se apropriado das mesmas características. Tudo bem que o Snapchat tem filtros e máscaras muito mais divertidas que os encontrados no Insta Stories, mas tendo menos seguidores, você com certeza acaba optando pela ferramenta que vai te dar um retorno maior – mesmo se ela não tiver essas brincadeirinhas todas;

2.O Insta Stories não precisa criar uma nova gama de seguidores, ele já se associa com seus seguidores do Instagram e vice e versa. O seguidor não precisa ter o trabalho de te procurar em outro aplicativo, se ele já te segue no Instagram, já vai te seguir no Insta Stories automaticamente. Ou seja, não é a toa que a visualização é muito maior;

3.Outro fator importante: as pessoas não precisam “lembrar” de acessar mais um aplicativo, o Instagram conseguiu fazer um combo “2 em 1” incrível e muito prático;

4.No Snapchat, quando você posta fotos vindas da sua biblioteca, elas aparecem em uma moldura branca que denuncia que aquela foto não foi “ao vivo”. Já no Insta Stories, a foto aparece em tela cheia, apesar de ser aproximada, mas você dificilmente sabe de fato quando a pessoa fez um post vindo da biblioteca de fotos;

5.É muito mais fácil pesquisar e encontrar perfis que você ainda não segue pelo Insta Stories do que pelo Snapchat, afinal você já encontra o “feed” do Insta Stories no perfil da pessoa e também na página de pesquisa do Instagram você encontra sugestões que o aplicativo te dá de perfis e Insta Stories que são “a sua cara”;

6.Os comentários que viram chats não se apagam como no Snapchat, afinal no Insta Stories eles vão para o direct. Lembrando que a foto se apaga depois de 24h, mas os comentários não. Para trabalhar com encomendas e vendas diretas, essa é uma vantagem grande em relação ao Insta Stories;

 

Conclusão: claramente faz mais sentido focar no Insta Stories ao invés do Snapchat. Isso porque é onde a maioria do seu público está passando mais tempo. Mais pessoas te seguem lá e mais interações podem acontecer (de forma mais prática) e que podem impulsionar o seu negócio.

 

Texto: Elisa Baeninger Grego para Vitrinne Magazine

Arte: Julia Candido

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